sábado, 4 de dezembro de 2010

Vinho da Madeira Blandy's


Foi na garrafeira Tio Pepe, no Porto, que provámos estes madeiras da Blandy's, uma das maiores casas de vinho da madeira, adquirida recentemente pelo grupo Symington.

Alvada 5 year old, um vinho que se distinguiu por uma acidez intensa bem equilibrada pelo doce. Faz lembrar a acidez do Moscatel Roxo de Setúbal. Muito bom.
Malmsey Harvest 2004, mais elegante, de nariz complexo, um bom prelúdio para os irmãos mais velhos.
Vintage Terrantez 1976, um vinho distinto, de nariz intenso e complexo, algo anizado, acidez presente e bem delimitada pela doçura. Uma delícia.
Vintage Malmsey 1985, ao nível do anterior, mas uns pontos acima pelo equilíbrio, muito intenso e elegante, de final muito longo.
Bual 1920, um vinho com 90 anos, apresentou-se ligeiramente turvo no início, mas foi clarificando. Tinha o nariz mais intenso e complexo de todos, a princípio cheirava a cola branca, mas foi abrindo e revelando uma imensidão de aromas. A boca também era a que tinha o final mais longo, quase interminável, num estilo menos doce que os outros. Um vinho para beber com muita calma e ir meditando.

Os vinhos eram todos de grande qualidade, de cor acobreada, com narizes muito ricos de aromas de frutos secos, fruta cristalizada, madeira, ...
Vinhos requintados e com preços para todas as carteiras, desde os 9 aos 350 euros.

Frederico Santos

1 comentário:

Carlos Amaro disse...

Foi realmente uma prova excelente.
Gostei particularmente do Malvasia 1985 e do Bual 1920. Quanto a este ultimo, é uma experiência única provar um vinho com esta idade. O nariz era completamente inebriante. Sobrepôs-se a todos os outros. E a complexidade e comprimento de boca igualmente.